1º Canto e Trova de Sepé reuniu artistas do Estado no último final de semana

0
101

guilherme PPCI ok


_MG_0279 copiar

Durante dois dias, o CTG Os Maragatos sediou a 1ª edição do Canto e Trova de Sepé, no qual resgatou a importância da Trova para a cultura gaúcha, despertando também o interesse das novas gerações pelos versos de improviso. Desta maneira, a cultura gaúcha e o tradicionalismo foram destaques em São Sepé. Artistas de todo estado participaram do 1º Canto e Trova de Sepé, que foi realizado nos dias 05 e 06, no CTG Os Maragatos. O evento foi organizado pela JESPROART Produções Artísticas, com patrocínio da Celetro e financiamento da Pró-Cultura/RS.

_MG_0638 copiar

O festival reuniu 20 trovadores conceituados e experimentados em diversos outros festivais realizados pelas querências gaúchas, além de novas promessas da Trova. O festival apresentou as duas modalidades simultaneamente. O 1º Canto e Trova de Sepé também idealizou a arte através da musica, o qual proporcionou o Canto Guri, em uma modalidade nativa crioula com músicas não inéditas, onde crianças com até 15 anos apresentaram músicas do Rio Grande do Sul. Além dos concursos, o Festival contou com grandes apresentações e shows musicais como Tetê Carvalho, Volmir Martins e Tchê Bailanta que fizeram a apresentação na noite de sábado. Já no domingo, 06, as apresentações de encerramento contaram com os músicos Glauber e Cleber Brito, e também João Quintana e G. Parceria.

Os troféus e os cheques aos três primeiros colocados em cada uma das três categorias, Mi Maior de Gavetão, Martelo e Gildo de Freitas, foram entregues pelos organizadores e jurados no final do domingo.

[metaslider id=18246]

No estilo Mi Maior de Gavetão, o primeiro lugar ficou com Elisandro Chaves, o segundo com Macedinho e terceiro lugar com Cravinho. Na prova de estilo Gildo de Freitas, o primeiro colocado foi Jadir Oliveira, o segundo, Erivelton Trindade e a terceira colocação com Luiz Sondré. No Martelo, o primeiro colocado foi Doeli Valente, o segundo, Roger Chaves e a terceira colocação com José Estivalet.

No Canto Guri o primeiro lugar ficou com Turco Chaves de São Gabriel e o segundo lugar com Luana Gauber dos Santos Krebs de apenas 8 anos da cidade de São Vicente do Sul.
Primeiro lugar na categoria Gildo de Freitas, Elisandro Chaves com pouco mais de 20 anos elogiou a organização do evento e disse estar muito satisfeito com o resultado. “Havia muitos competidores de alto nível. Então, fiquei muito contente com o prêmio. Além disso, a hospitalidade do povo de São Sepé me fez muito bem. Desejo vida longa a este festival, pois para nós, trovadores, cada concurso que surge e permanece é uma vitória”, observou.

 

Texto e Fotos: Anderson Vargas

 

Guilherme Motta